Exposição “Inspiração Além da Sala de Aula – A Escola Pelos Olhos de uma Criança” enfeita a Casa de Cultura Marielle Franco

Na última segunda-feira (23), foi realizada a abertura da exposição “Inspiração Além da Sala de Aula – A Escola Pelos Olhos de uma Criança”, uma exibição feita pela Prefeitura junto à Secretaria da Educação e Cultura, desenvolvida por meio dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), em que alunos e professores da rede municipal foram os grandes protagonistas.

Veja fotos do evento.

Com curadoria do coordenador das Oficinas Culturais do município, Edmar Almeida, da professora formadora de arte, Leticia Tancredo Soares e da gestora da Unidade de Coordenação da Política Pedagógica, Marilene Dantas, o projeto busca dar visibilidade às obras de arte produzidas pelos educadores da arte para além das salas de aula, assim como sugere a primeira parte do título, “Inspiração além da sala de aula” e busca, por meio das obras produzidas pelos alunos, gerar momentos de reflexão entre os adultos em relação ao que as crianças trazem em seus pensamentos sobre o ambiente escolar.

Os convidados, ao chegarem na exposição, foram recebidos com a apresentação musical do professor da rede municipal, Cleber Moreira, que interpretou a canção “Bola de meia, bola de gude”, de Milton Nascimento. Além disso, os presentes na exposição também prestigiaram a poesia “Divindade à beira-mar”, recitada pela professora da rede municipal Glauca Ravena.

Em sequência, os professores Edgar Lizardo, Paula Gabriela Simões, José Roberto e Arielle Teles compartilharam a história de suas composições e o sentido de suas obras que também cercaram as paredes da Casa de Cultura.

Os artistas mirins dos 2ºs anos da Emeb José Augusto Moreira, localizada no bairro Estância Lago Azul, também fizeram parte da noite de exibições com uma linda apresentação interpretando uma música criada por eles junto de suas professoras. Cada criança compartilhou um pouquinho do bairro onde vive para composição da canção e criação da coreografia.

Segundo a professora formadora de arte e idealizadora do projeto, Leticia Tancredo Soares, a exposição foi um momento especial para juntar os dois protagonistas inseridos no ambiente escolar, os profissionais da educação e os alunos. “Pensando que o mês de outubro comemora o dia das crianças e o dia dos professores, reforçamos que é importante que os alunos vejam os professores também como artistas e que tenham consciência desse ‘outro lado’, assim como buscamos desconstruir a imagem dos adultos sobre como é o ambiente escolar por meio da exposição das obras a partir da visão das crianças”, expressou.

Para fechar a noite de celebração, os professores apresentaram a canção “Primavera (Vai chuva)” de Tim Maia.

Local: Casa de Cultura Marielle Franco
Data: até 11 de novembro de 2023