1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência em Franco da Rocha discute novas propostas e define novas delegadas

No último sábado (21), a Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar recebeu a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, evento que teve como propósito discutir e formular propostas sobre as necessidades locais da população com deficiência a partir do tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – construindo um Brasil mais inclusivo”.

Realizado pela Prefeitura junto à Secretaria de Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPCD), o evento contou com a participação da vice-prefeita Lorena Oliveira, do secretário executivo do Gabinete do prefeito, Marcus Brandino, da secretária de Assistência Social, Elaine Kipp, da secretária de Saúde, Thais Marques, do vereador Alex Caixa e da presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Adriana Silva Elidio.

Na primeira etapa, foram discutidas questões referentes às necessidades das pessoas com deficiência que residem em Franco da Rocha, processo que buscou concretizar a formulação colaborativa de diretrizes e propostas em âmbito municipal, que em seguida, serão levadas para as etapas estadual, distrital e nacional.

Dessa forma, a conferência foi desenvolvida com base nos debates entre a sociedade civil e poder público a partir de cinco eixos: “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”; “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas”; “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência”; “Cidadania e acessibilidade” e “Os desafios para a comunicação universal”.

No mês seguinte à comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a conferência representou um momento de diálogo entre trabalhadores, sociedade e governo de forma democrática, segundo a secretária de Assistência Social, Elaine Kipp.

“A primeira conferência em Franco da Rocha foi um momento essencial que colocou em pauta a importância da discussão sobre as questões que envolvem o bem-estar e os direitos da pessoa com deficiência no município, um movimento que evidencia a sociedade civil nesta luta e provoca a população e o poder público para uma discussão importante”, expressou Elaine.

Por fim, a conferência elegeu as novas delegadas que levarão as propostas e ideias discutidas na edição municipal para as próximas etapas. Como representantes da sociedade civil, foram eleitas as advogadas Bruna Faria de Oliveira como titular e Kátia Nascimento de Santana como suplente. Já o poder público será representado pela fisioterapeuta Maria Lucia Laurini como titular e pela psicóloga Andrea Cardoso da Silva como suplente.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior