Centro Cultural Newton Gomes de Sá é inaugurado com programação especial em celebração à cultura do município

A última quarta-feira (1), foi de celebração em Franco da Rocha com a reinauguração do Centro Cultural Newton Gomes de Sá, no Centro. O evento abriu as comemorações do aniversário de 79 anos da cidade e reuniu trabalhadores da área, autoridades municipais e a moradores para curtir a programação especial, que contou com diversas apresentações para comemorar a efervescência cultural da cidade.

Na cerimônia oficial, a “Banda do Rafa” tocou um forró para o público, enquanto um cortejo de artistas passava pelas ruas para encantar e convidar a população para fazer parte da festa. Marcaram presença do prefeito Dr. Nivaldo; a vice Lorena Oliveira; o deputado federal Kiko Celeguim; o secretário executivo de gabinete Marcus Brandino; a secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim; o secretário adjunto de Cultura, Adilson Cunha, o Chiquinho, além dos vereadores municipais.

O secretário adjunto de Cultura, Chiquinho, comemorou a reabertura do Centro Cultural. “É uma felicidade imensa estar aqui e reinaugurar esse espaço que sempre foi tão significativo para a população franco-rochense. Hoje nós temos 36 modalidades de oficinas culturais e atendemos cerca de 2.500 alunos em nossos polos. São muitas pessoas que, de alguma forma, compõem essa comunidade enorme de pessoas que têm a cultura como parte de suas vidas”, disse o secretário adjunto de Cultura.

Para deixar a cerimônia ainda mais que especial, foi chamado ao palco o artista e ex-paciente do Complexo Hospitalar do Juquery, Antônio Rosas Satílio, cujas obras enfeitaram as paredes do Centro Cultural.

Ao adentrar no espaço, o púbico foi recebido com apresentações de teatro, dança, música instrumental e até uma roda de frevo com bonecos gigantes, tudo acontecendo em diferentes ambientes.

Nas palavras da secretária Renata Celeguim a reforma será de extrema importância para quem já viveu momentos especiais no espaço e para as futuras gerações. “O Centro Cultural, que já foi conhecido como Centro Comunitário, desde a década de 1970, recebe, acolhe as pessoas, ajuda a formar artistas, público e admiradores da cultura no geral, além de gerar incontáveis frutos para diversas gerações de franco-rochenses. É por isso que a cultura se renova sempre. Viva a cultura!”, celebrou.

A reforma

Um dos espaços mais queridos pela população, palco de inúmeras apresentações e projetos culturais, recebeu diversas melhorias, entre elas a ampliação do palco com piso novo e rampa de acesso; reforma dos banheiros; construção de um espaço para o camarim dos artistas; reformulação do sistema elétrico, incluindo iluminação, som e sistema contra incêndio; copa e um novo sistema de climatização.

O prédio também ganhou uma sala de espera, setor administrativo para abrigar a Secretaria Adjunta de Cultura, reforma completa da área exterior, construção de banheiro com acessibilidade, reforma no telhado, abertura de novas janelas e reforma de todo calçamento externo.

A grande novidade anunciada no evento foi a reabertura da Biblioteca Municipal Caio Gracco da Silva Prado dentro do Centro Cultural, tornando-se um espaço de múltiplas linguagens artísticas.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior