Poupatempo de Franco da Rocha passa a emitir Carteira de Identidade Nacional

A primeira via do documento pode ser feita de forma gratuita

O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (5), que nove postos de atendimento do Poupatempo passarão a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Entre eles, está a unidade de Franco da Rocha, que adotará o projeto-piloto para a emissão do novo documento.

A CIN visa centralizar a maior quantidade de dados em um só documento e, de forma mais tecnológica, proporcionar um documento seguro contra fraudes e em alinhamento com as melhores práticas internacionais de segurança.

Para solicitar a CIN, será necessário preencher os seguintes requisitos: ter uma conta GOV.BR no nível prata ou ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na receita federal, além de não ter outra solicitação da CIN em andamento.

Agendamento no Poupatempo de Franco da Rocha

É obrigatório o agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou pelo WhatsApp (11) 95220-2974 ou (11) 4135-9700.

O usuário deverá apresentar documento com Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia simples). A primeira via do documento será feita de forma gratuita.

A unidade fica localizada na Avenida dos Expedicionários, 77, Companhia Fazenda Belém. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.

A Carteira de Identidade Nacional

A CIN apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade por meio de qualquer smartphone, bem como saber se foi furtado ou extraviado. A versão digital também estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos. Além disso, a Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional.

Vale ressaltar que até o dia 28 de fevereiro de 2032 o documento RG continua sendo válido e emitido normalmente. Por isso, não há necessidade de correria aos postos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.


Publicada em • Leia mais sobre
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE