Vila Zanela recebe mutirão de combate à dengue

Profissionais da saúde seguem realizando visitações nas residências autorizadas para auxiliar os moradores no combate à doença

Na manhã do último sábado (11), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou mais uma inspeção por um dos bairros da cidade em prol da campanha de conscientização contra a dengue. Dessa vez, o bairro atendido foi a Vila Zanela.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) partiram em conjunto da Praça da Saúde e dirigiram-se até o bairro, onde foram divididos em duplas para dar início à ação.

Ao final do mutirão, os dados colhidos registraram zero amostras larvárias coletadas nos 58 imóveis trabalhados. E, apesar do resultado positivo, os profissionais da saúde não deixaram de reforçar a importância do cuidado e atenção à dengue neste período de maior incidência da doença.

Muitos moradores do bairro mostraram grande apego aos animais de estimação e à criação de plantas, porém apontaram que diariamente reforçam a limpeza dos potes de água dos bichinhos e não deixam água parada nos vasos de plantas.

Sob as orientações do agente de combate a endemias e supervisor de campo da Prefeitura, José Luiz Pombo, os agentes da saúde passam pelos bairros da cidade para auxiliar os moradores com dicas de como se prevenir da doença. Além disso, realizam a vistoria autorizada nos imóveis para eliminar possíveis focos do mosquito da dengue.

Em casos de denúncias e solicitações referentes a focos ou locais que ofereçam condições propícias à criação de mosquitos, os números 4800-1927 ou 4800-1948 são disponibilizados pelo setor de Zoonoses para atender à população.

Confira algumas dicas para se prevenir da dengue:

• Evite o acúmulo de água;
  • Coloque tela nas janelas;
  • Coloque areia nos vasos de plantas;
  • Use repelente;

Texto e foto: Lívia H. Magalhães