Maio Laranja: Prefeitura realiza roda de conversa dedicada ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O evento teve como foco a articulação do sistema de garantia de direitos para combater o abuso infantil e conscientizar a sociedade em torno da causa

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou na última sexta-feira (17), uma roda de conversa com tema “Maio Laranja – Sistema de Garantia de Direitos e o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A atividade aconteceu no auditório da Etec Franco da Rocha e reuniu diversos setores da Prefeitura e da sociedade civil para discutir o tema de forma articulada, qualificando ações de prevenção e enfrentamento à violência.

Confira fotos do encontro.

O “Maio Laranja” é uma campanha nacional de combate à exploração sexual infantil, que busca alertar a população para os sinais de violação, bem como sensibilizar a sociedade e instituições para a importância da denúncia de casos visando a proteção da vítima e a prevenção de novos episódios.

Participaram do evento a secretária de Assistência Social, Elaine Kipp; a secretária da Saúde Thais Rivera; o diretor da Etec, Marcelo de Oliveira; a psicóloga e diretora de Proteção Social Especial, Andrea Cardoso; além de profissionais que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes, como membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Mulher (CMDCA e CMDM); servidores que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); no Sistema Único de Saúde (SUS); de Esporte; Cultura; Educação; Segurança e Justiça.

Para tornar a discussão ainda mais abrangente, os alunos da Etec estiveram presentes na roda de conversa. A professora Nicole Barros também realizou uma apresentação artística para a plateia.

O encontro teve como objetivo a discussão sobre as múltiplas necessidades da proteção e enfrentamento aos abusos contra crianças e adolescentes, e os participantes tiveram a oportunidade de revisitar as políticas voltadas para o atendimento deste público no município, revisando fluxos de atendimento, escuta especializada e encaminhamento profissional.

A psicóloga judiciária Gabriela Balaguer, que atua na Vara da Infância e Juventude, fez uma participação online no evento e falou sobre as ferramentas criadas para a proteção dos menores vítimas de violência sexual no Brasil, abordando a Lei nº 13.431, que estabelece um sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Entre elas, está a Escuta Especializada, que tem enfoque na garantia da proteção da vítima no processo de denúncia.

Segundo avaliação da diretora de Proteção Social Especial, Andrea Cardoso, a realização do evento foi extremamente positiva porque trata de um debate que não deve se esgotar dentro da rede de proteção. “Apontar os benefícios desse debate para os alunos da Etec também foi muito importante para conhecerem a nossa rede e as estratégias de saída de situações de violência e acesso aos serviços públicos, na perspectiva de garantia de direitos, de saúde, de direitos das mulheres e de educação”.

“Todo o sistema de garantia de direitos tem que estar bem articulado para pensar na proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual. São esforços conjuntos que fazem com que esse tema seja debatido em todos os setores e as pessoas que necessitam dessa proteção saibam o papel de cada um e que tipo de serviço devem buscar”, ressaltou Andrea.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Carlos Augusto Dornelles

Publicada em • Leia mais sobre