Franco da Rocha realiza 1° Torneio Regional de Karatê Wadô Ryu

Com disputas divididas em Kata (sequência de movimentos pré-determinados) e Kumite (combate real, envolvendo a interação direta com um oponente), o torneio contou com 200 inscrições

Franco da Rocha sediou no último domingo (26), o 1° Torneio Regional de Karatê Wadô Ryu – Troféu Silmara Ciampone. Mesmo com o tempo frio e chuvoso, os atletas se reuniram no Ginásio Paulo Rogério, no parque municipal, para disputar nas categorias Kata e Kumite.

Clique e confira as fotos do torneio.

Com mais 200 inscrições nas duas categorias, a competição recebeu atletas das associações de Franco da Rocha, Matriz, Sítio Agar Cajamar, Academia Aka Cajamar e Colégio Fernando Almeida.

A Sensei Keila Keiko abriu o torneio com homenagens, entrega de medalhas e do diploma de agradecimento a figuras que contribuem com o desenvolvimento do esporte no município.

Estiveram presentes o secretário interino de Esporte Aguinaldo Costa, o mestre presidente da Associação Wadô Ryu do Brasil Sérgio Takamatsu e a grande homenageada do dia, a ex-secretária de Esporte de Franco da Rocha Silmara Ciampone. Os árbitros da Federação Paulista e da Confederação Brasileira de Karatê, Hélio de Oliveira e Marcos Antonio Pereira também marcaram presença na competição.

Em sua fala, Silmara Ciampone, uma das primeiras mulheres à frente da pasta de esportes em todo o Brasil, agradeceu a homenagem e lembrou do trabalho realizado durante dez anos. “Estar na secretaria representou um grande avanço numa área que muitas vezes não dá tantas oportunidades a mulheres, por isso, devemos também engrandecer o trabalho da Sensei Keila, que tem representado o karatê de forma brilhante em nossa cidade e segue formando grandes atletas”.

Após o juramento dos atletas e o cumprimento inicial da equipe de arbitragem, os atletas iniciaram a competição nas categorias Kata, que envolve uma sequência de movimentos pré-determinados, e Kumite, combate real com interação direta com um oponente.

No final do torneio, a associação Matriz conquistou o primeiro lugar na classificação geral, seguida pela associação de Franco da Rocha, Sítio Agar Cajamar, Academia Aka Cajamar e Colégio Fernando Almeida.

Karatê Wadô Ryu

Wadô Ryu é um estilo de karatê criado na década de 1930 no Japão que preza não apenas pelo desenvolvimento da técnica e das habilidades físicas, mas também pela harmonia com o mundo exterior.

O mestre presidente da Associação Wadô Ryu do Brasil, Sérgio Takamatsu, agradeceu o empenho de Franco da Rocha para o desenvolvimento do karatê e falou sobre a importância da modalidade na vida das crianças e atletas de toda a comunidade.

“O karatê forma o caráter de seus praticantes para que se tornem bons cidadãos, não se trata apenas da conquista de medalhas porque isso é a consequência dos treinamentos, mas de formação pessoal. Daqui frente a vitória não é uma possibilidade, mas sim, uma realidade na vida de vocês”, enfatizou Takamatsu.

Keila Keiko pratica karatê desde os 14 anos e participa de torneios pela Associação Wadô Ryu, Federação Paulista e jogos regionais. Há cinco anos, a Sensei e faixa preta na modalidade iniciou suas aulas na Prefeitura de Franco da Rocha com cerca de 20 alunos.

Em seu primeiro torneio, ela competiu com 12 atletas e chegou ao 8° lugar na classificação geral com 25 associações oriundas de São Paulo, interior, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Já em 2022, o número saltou para 30 atletas que levaram o 3° lugar na classificação geral. No ano seguinte, com 40 competidores, a equipe da Sensei Keila Keiko conquistou o 3° lugar no torneio de Cajamar.

“Trazer o torneio para Franco da Rocha foi um grande desafio, pois foi a primeira vez que tivemos um torneio de karatê na cidade, e hoje, fazemos parte do calendário oficial das competições da Wadô Ryu e da Prefeitura”, celebrou a Sensei.

Confira a classificação geral:

Texto e foto: Luana Nascimento

Publicada em • Leia mais sobre