Prefeitura realiza mobilização social no Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil

O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social, Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, que aconteceu na última quarta-feira (12), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), organizou uma ação de conscientização com panfletagem e apresentação de faixa sobre o tema, na rua Basílio Fazzi, no centro.

O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 (Lei nº 11.542/2007) data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, e no Brasil.

As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades/membros.

Para dar visibilidade e mobilizar a população acerca do tema, os servidores entregaram material informativo em um dos pontos mais movimentados da cidade, mostrando mitos e verdades sobre o trabalho infantil, além de falar sobre as consequências na saúde, tanto física, quanto psicológica dos pequenos.

Também foram distribuídos diversos broches do cata-vento, principal símbolo utilizado pela campanha. Estampando o azul, laranja, vermelho, verde e amarelo, o cata-vento de cinco pontas representa os cinco continentes, e seu significado passa sinergia, movimento e articulações de ações permanentes contra o trabalho infantil.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Jordana Fackri, a iniciativa é importante para determinados paradigmas existentes na sociedade.

“Existe um mito de que trabalhar desde cedo enaltece a pessoa enquanto cidadão, mas na verdade, fazendo isso a criança perde a infância e todo seu desenvolvimento em diversas situações, como nos estudos, tempo em família, criação de memórias, além de se tornar mais suscetível e vulnerável ao crime, exploração sexual, entre outras violações de direitos”.

Saiba como denunciar
As denúncias de situação de trabalho infantil podem ser feitas em diferentes canais: no Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e Conselho Tutelar, cujos telefones em Franco da Rocha são: Unidade Leste 4800-7492 | Unidade Oeste 4800-7579.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre