Prefeitura de Franco da Rocha promove mutirão para inserção de DIU

Mutirão realizou 39 inserções de DIU na UBS do Jardim dos Reis

No último sábado (22), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro “Dia DIU” na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Reis. A ação, que faz parte do Programa de Planejamento Familiar, disponibilizou a inserção do dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, em 39 mulheres.

Todas as mulheres que apresentaram interesse na inserção do DIU, precisaram apenas comparecer à UBS, realizar o teste Beta HCG, exame que detecta gravidez (em caso de gestação, o procedimento não pode ser realizado) e testes de sorologia, como Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.

Para facilitar o acesso ao método, não houve a necessidade de apresentar exames anteriores; a avaliação foi feita na hora e as mulheres já saíram da UBS com o dispositivo.

“Pelo SUS, é utilizado o DIU de cobre, método anticoncepcional muito eficaz. Ele é inserido no interior do útero para evitar a gravidez e tem duração de até dez anos. É um dispositivo pequeno revestido por cobre que altera as características do útero e do muco cervical, diminuindo a mobilidade do espermatozoide e prevenindo assim a gravidez”, explica Alinne Torres Bianchini, gestora da UBS do Jardim dos Reis.

O DIU de cobre é chamado de não hormonal por não possuir hormônios em sua composição. Pode ser usado por mulheres que não podem usar hormônios, como as que têm câncer de mama ou trombose, por exemplo.

Confira 5 motivos para o uso do Dispositivo Intrauterino (DIU):

• Altamente eficaz;
  • Poucos efeitos colaterais;
  • Método de longa duração;
  • Fácil de usar;
  • Poucas contraindicações.

A próxima data do “Dia DIU” será no dia 20 de julho na UBS da Vila Rosalina. Além das mulheres que já fazem o acompanhamento e planejamento familiar, quem tiver interesse no procedimento pode procurar a unidade mais próxima de seu bairro para saber mais, fazer a triagem e se decidir por colocar o DIU, entrar na fila para o procedimento.

Planejamento Familiar

Em Franco da Rocha, todas as UBSs contam com a assistência das equipes de enfermagem, equipe médica, psicólogos e assistentes sociais, que cuidam e auxiliam nas decisões dos pacientes. Também são disponibilizados de forma gratuita anticoncepcionais (oral ou injetável), inserção de DIU de cobre, cirurgia de vasectomia e laqueadura.

Texto: Nicole Berro – Foto: Equipe da Secretaria da Saúde

Publicada em • Leia mais sobre | |