Franco da Rocha recebe selo Prata por Boas Práticas em HIV/AIDS em 2024

Há três anos o município vem sendo analisado e avaliado nos serviços de saúde, o que garantiu bons indicadores e adequação dos serviços e atendimentos de saúde pública

Na última quarta-feira (26), Franco da Rocha foi contemplada com o selo Prata nas Boas Práticas pelo acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS no município. A certificação foi realizada durante o Fórum Anual de Dirigentes do Programa de IST/AIDS, em São Paulo.

Desde 2021, Franco da Rocha vem sendo analisada e avaliada nos serviços de saúde, o que garantiu bons indicadores e adequação dos serviços conforme as orientações técnicas cedidas pelo Centro de Referência e Treinamento IST/AIDS (CRT) de São Paulo.

“Com a certeza de que toda equipe vem aprimorando e evoluindo tecnicamente a cada dia nas boas práticas na assistência à saúde, nossos indicadores seguirão melhorando. Essa é uma conquista de todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha”, expressou a diretora da Atenção Primária, Patrícia Rodrigues Santana, presente no evento.

Junto a ela, as profissionais Helena Lucchino, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento do município (CTA), e Marta Dell Porto, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), também participaram do evento de certificação.

Segmentos avaliados

No início deste mês, entre os dias 5 e 7, o município recebeu a Equipe Nacional de Validação, do Ministério da Saúde, para a realização das visitas de campo para validação da solicitação de Certificação da Eliminação e/ou Selos de Boas Práticas da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatite B.

No primeiro encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal da Educação, foi apresentado o funcionamento/organização da rede de saúde na cidade; o panorama epidemiológico registrado; ações e serviços voltados para prevenção da transmissão vertical e os principais avanços e desafios nos atendimentos.

Os profissionais da Equipe de Validação também visitaram as UBS do Parque Pretória e Jardim dos Reis, onde analisaram como são realizados os atendimentos às gestantes em situação de vulnerabilidade e como o espaço está organizado para recebê-las.

No último dia da ação, o grupo visitou o Hospital Estadual e Maternidade Prof. Carlos Lacaz, em Francisco Morato, atual referência para os atendimentos de gestantes em situação de alto risco, onde foi realizada uma vistoria em todo o espaço.

Estes encontros e análises feitos não só em Franco da Rocha mas em toda a região CIMBAJU, contribuem para que os serviços de atendimento à saúde pública melhorem a cada dia. A premiação, portanto, reforça os cuidados com a população e a qualidade e atenção dos profissionais de saúde em toda a cidade e região.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Arquivos Secretaria Municipal de Saúde/Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |