Secretaria de Assistência Social realiza festa junina nos quatro CRAS de Franco da Rocha

As festa contou com brincadeiras, quadrilhas e comidas típicas

A Secretaria de Assistência Social da cidade promoveu uma grandiosa celebração de Festa Junina nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade nos bairros Jardim Luciana, Lago Azul, Vila Bazu e Monte Verde. Os eventos reuniram bastantes moradores e celebraram as tradições culturais em um ambiente de muita alegria e confraternização.

Na unidade do Jardim Luciana, a festa começou com uma decoração típica que transformou o espaço em um verdadeiro arraial. A programação incluiu diversas brincadeiras para as crianças “Quiz” sobre temas abordados no calendário anual da Assistência Social, como “qual o nome da flor símbolo do tema de maio?” A equipe vencedora teria prioridade na fila das comidas típicas. Além de apresentações de quadrilhas que encantaram o público, os moradores se deliciaram com uma variedade de comidas típicas, como pipoca, canjica, paçoca e bolos de milho e fubá.

Segundo a diretora de Proteção Social Básica, Cassia Matos Rocha, o Cras do Jardim Luciana atende cerca de 430 famílias por mês pelo Serviço de Atendimento Integral às Famílias (Paif) e possui atualmente 130 usuários no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além disso, oferece o Serviço de Atendimento em Domicílio para Idosos e Deficientes (SADID).

O Cras do Lago Azul também foi tomado pelo espírito junino. As brincadeiras fizeram a diversão das crianças, enquanto os adultos se esbaldaram nas danças e nas delícias juninas.

Na Vila Bazu, a festa organizada pelo Cras local foi um verdadeiro sucesso, com apresentações de quadrilha e diversas atividades recreativas. Os participantes aproveitaram o clima festivo para se divertir e confraternizar.

A unidade do Monte Verde também brilhou com sua celebração junina. A decoração caprichada e o ambiente acolhedor atraíram muitos moradores, que participaram de danças, brincadeiras e saborearam comidas típicas.

A Secretaria de Assistência Social de Franco da Rocha reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar social e a valorização das tradições culturais através de eventos comunitários. Segundo a Cássia Matos Rocha, esses eventos são essenciais para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

“A política de Assistência Social busca, entre outros objetivos, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, algo que é difícil de quantificar. Eventos de confraternização, como as festas juninas, oferecem oportunidades para reunir famílias e a comunidade em torno de atividades de lazer, celebrando a diversidade e promovendo a conexão entre os participantes”.

Cássia destacou ainda a criatividade e a adaptação das festas à realidade local, priorizando a participação dos usuários mais engajados. As festas juninas realizadas nos quatro Cras da cidade foram um sucesso, proporcionando um dia inesquecível e demonstrando a eficácia das iniciativas de integração comunitária.

Texto: Nicolas Palezy – Foto: Arquivo Secretaria Social / Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre |