Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho começa com a Expo SIPAT

O objetivo da ação é despertar a conscientização dos servidores para adoção de medidas de segurança que contribuem com a prevenção de acidentes, combate ao adoecimento e qualidade de vida

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão Pública, deu início às atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho (SIPAT) em Franco da Rocha. O evento começou nesta segunda-feira (1), no novo paço municipal, no Juquery, e seguirá ao longo da semana, passando por outros prédios da administração municipal.

O objetivo é despertar a conscientização dos servidores sobre a importância da adoção de medidas de segurança que contribuem com a prevenção de acidentes, combate ao adoecimento e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Nste ano, a Diretoria de Saúde e Segurança no Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) resolveram fazer diferente e estão promovendo a “Expo SIPAT”, exposição que apresenta stands com diversas interações voltadas aos servidores.

Dentre elas estavam o jogo da segurança – tabuleiro humano onde as pessoas respondem sobre situações de segurança do trabalho, jogam um dado e vão avançando nas casas de acordo com as respostas; caça ao tesouro – uma situação de trabalho é demonstrada e o servidor deve indicar o EPI (Equipamento de Proteção Individual) correto; treinamento para uso de extintor; além da realização de testes de saúde (HIV, Sífilis, Hepatite B e C); vacinação contra a gripe; avaliação bucal e ainda meditação mindfulness – atenção plena para com foco no bem-estar e aprendizado de técnicas de relaxamento; ergonomia – o servidor senta-se em uma mesa de trabalho do dia a dia, e o profissional de saúde avalia as condições de trabalho, dando dicas sobre postura correta, altura do monitor e da cadeira.

“Nós sabemos que ainda temos um caminho a percorrer dentro das questões de saúde, segurança e da ergonomia correta do servidor, mas trazemos algumas alternativas para que ele trabalhe da melhor forma para sua saúde”, comentou a Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho, Jéssica Bráz.

Confira a programação completa da SIPAT:

1 e 3/07/2024 – Expo SIPAT
Novo Paço Municipal – Juquery
Avenida dos Coqueiros, s/n – Centro, Franco da Rocha
Das 11h às 16h – stands com temas variados para visitação

Dia 4/07/2024 – Bate-papo de Saúde Mental com a psicóloga Aline Freitas, da Saúde e Segurança no Trabalho (online, via plataforma Meet)
Link para participar: https://meet.google.com/app-irsy-mpj

05/07/2024 – Expo SIPAT
Paço Municipal Prefeito Dito Hernandez
Estrada do Governo, 1.831 – Vila Ramos, Franco da Rocha (prédio da Infraestrutura)
Das 11h às 16h – Stands com temas variados para visitação

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

A SIPAT é uma semana dedicada à conscientização e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais dentro de uma empresa ou instituição. O evento é obrigatório no Brasil, regulamentado pela Norma Reguladora nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Texto: Nicole Berro – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre | |