Vem pro Parque e Caminhada da Diversidade encerram as atividades em prol do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em Franco da Rocha

Os eventos finalizaram a Semana da Diversidade no último final de semana do mês de julho (29) e (30)

Em todo o mês de junho, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Cultura e Secretaria da Saúde, junto ao Conselho Municipal da Diversidade Sexual municipal, realizou a Semana da Diversidade, mix de eventos com apresentações artísticas, workshops e rodas de conversa que abordaram questões acerca do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

Clique e confira as fotos do evento.

E, para encerrar a semana de atividades, foi organizada a Caminhada da Diversidade no último sábado (29), pelo terceiro ano consecutivo. Realizada desde 2022, a ação tem como objetivo levar a discussão sobre os direitos, metas e necessidades de toda a comunidade LGBTQIANP+ local para as ruas da cidade.

Com o tema central “Retrocesso nunca mais”, os participantes levantaram suas placas e bandeiras em apoio à causa e seguiram o percurso da Casa de Cultura Marielle Franco até o Parque Municipal Benedito Bueno de Morais. Os integrantes puderam adquirir camisetas personalizadas na troca por um quilo de alimento destinado às ONGs locais que trabalham na promoção da diversidade.

O evento contou com a participação da Drag Queen da região, Lilian Paixão, e da coordenadora LGBT+ de São Paulo, Leonora Áquilla.

A franco-rochense Lilian Paixão demonstrou grande apego e forte identificação a todas as pessoas presentes na ação. “Eu sou tão franco-rochense quanto vocês, porque nós já passamos por muito e lutamos muito nessa cidade. Isso é um motivo a mais pra gente mostrar que ninguém é maior que ninguém e que nós estamos aqui, na nossa área, defendendo todos os nossos direitos e lutando por eles”, expressou Lilian na abertura da caminhada.

A convidada Léo Áquilla expressou grande satisfação pelo convite para visitar o município e participar da caminhada. “É uma honra estar aqui, muito obrigada pelo convite. Quando me chamaram, eu não pensei duas vezes pra vir, porque nós, na verdade, não estamos separados, isso é somente geográfico. Nós estamos unidos porque somos um movimento, e esse movimento é igual em todos os lugares”.

Ao chegarem no destino final, uma aula de zumba esperava pelos convidados no parque municipal.

Vem pro Parque da Diversidade

No domingo de encerramento do mês de junho (30), o parque municipal recebeu o “Vem pro Parque da Diversidade”, evento de fechamento da Semana da Diversidade.

A festa contou com apresentações do Coral de Câmara LGBT+ Brasil; com a exposição “Vozes da Diversidade” e atendimentos de saúde na tenda do Conselho da Diversidade Sexual com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Franco da Rocha, Centro de Testagem e Aconselhamento do município (CTA)/SAE e dos conselhos municipais.

Além disso, o público contou com a apresentação da oficina de Street Dance “Tributo a Michael Jackson; oficina de graffiti “Arte: Intervenção de Graffiti”; apresentação e roda da oficina de Capoeira “Socialização Capoeiristica”; intervenção artística de Palhaçaria “Palhaços à Solta”; oficina de Dança Contemporânea “Destruindo a sua casa” e apresentação da oficina de Dança do Ventre.

Com brinquedos infláveis e tenda de trocas de livros e pinturas de desenhos, as crianças puderam se divertir livremente e os leitores de plantão tiveram acesso à troca e empréstimo de livros de diversos gêneros gratuitamente.

Texto e fotos: Lívia H. Magalhães

Publicada em • Leia mais sobre |