Secretaria de Assistência Social forma mais de 140 alunos nos cursos oferecidos pelo Centro Solidário e Fundo Social de Solidariedade

Os alunos receberam o certificado de cursos nas áreas de alimentação, beleza, artesanato, serviços e saúde

A tarde desta quinta-feira (5), foi marcada por emoção e conquistas para 143 alunos que receberam o diploma dos cursos de capacitação e qualificação profissional do primeiro semestre de 2024, oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Despertar de Habilidades, do Centro Solidário, e a formação do Fundo Social de Solidariedade, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A cerimônia de formatura, organizada no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, contou com a presença dos formandos e familiares, além da coordenadora de Inclusão Produtiva; Marília Buonavita; da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Valeria, do coordenador do Centro Educacional Continuado em Desenvolvimento Social (Cecon), Jorge da Conceição; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Regiane Pereira e das professoras Giseli Marcondes; Joana Maria Vaz; Natália Lambert e Karolina Souza Cruz.

Os cursos são voltados a moradores em situação de vulnerabilidade e visam oferecer autonomia econômica numa perspectiva de inclusão social produtiva para pessoas que estão em busca de qualificação para o primeiro emprego, recolocação no mercado de trabalho ou para quem deseja se tornar um empreendedor.

Emocionadas, as alunas Valeria do Nascimento, Camila Vitória, Luana Silva e Sara Lima, representaram a todos os alunos e alunas com um discurso de superação e incentivo.

“Eu participo das aulas do Centro Solidário desde 2023, e quero agradecer muito pela oportunidade de trazer os cursos para a nossa cidade, com profissionais competentes, que nos ajudam a ampliar nossos conhecimentos e enxergar em nós potencialidades que até então não conhecíamos”, disse a aluna Camila Vitória.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, Paulo Freire.

Com a famosa frase do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, os professores e servidores da Secretaria de Assistência Social, entregaram os certificados a cada um dos formandos sob salvas de palmas e sorrisos orgulhosos de alunos e familiares.

A aluna Gleice Oliveira Gomes, moradora do Parque Pretória, fez o curso pelo Centro Solidário e, antes mesmo de finalizar a formação, já começou a atuar na área como trancista. Mãe de três filhos, ela passou por duas formações e diz que o que mais a impulsionou a procurar pelo curso foi o conhecimento dos professores e o incentivo da equipe da secretaria para que ela se tornasse uma empreendedora em sua área.

“Os professores são muito capacitados, atuam há anos na área, além de serem muito pacientes. Isso fez com que eu me dedicasse ainda mais para absorver o conhecimento e decidisse me tornar uma trancista. Estou muito feliz pela oportunidade que me foi dada e quero incentivar mais pessoas a procurarem os cursos e mudarem de vida”, comentou Gleice.

Texto e foto: Luana Nascimento